Ok, parece que é hora de iniciar um tópico onde postamos veículos com chip O2.
Espero que este tópico seja fixado de forma semelhante ao do subfórum SSD.
Para começar, vou começar com algo um pouco extravagante: um Fly MAN Truck!
Eu tenho este e o Sisu da Branco. Eles foram afinados com motores NSR baby king, engrenagens slot.it e cubos e pneus traseiros NSR. Os caminhões estão comigo desde o final de junho, mas eu não tive muito tempo para brincar com eles, pois estava totalmente focado em preparar minhas inscrições para a série DiSCA Euro. Então fui para o exterior por um mês.
Este fim de semana, entre preparar meu kit BA F458 branco para pintura, tive um pouco de tempo livre para brincar com o MAN.
Eu amo o MAN, mas é o mais difícil de chipar porque o chassi é muito estreito e há espaço limitado entre o chassi e o resto da carroceria. Para ser honesto, este não é o primeiro que eu chipo. Já fiz um MAN e um SISU com chips SSD F1. Desta vez, eu queria tentar com um chip oXigen. Dois desafios principais: como encaixar o chip para que a antena ainda esteja em pé (ou, para falar a verdade, ainda presa ao chip, dado o espaço realmente limitado) e como instalar o sensor hall de forma que ele seja capaz de detectar os ímãs para a linha S/F e pitlane.
Há como eu consegui a instalação
Como você pode ver, não há muito espaço. O chassi nem é largo o suficiente para conter a parte mais larga do chip. Então eu tive que aparar parte das bordas laterais. Você pode ver melhor na foto abaixo.
O sensor Hall está posicionado na parte frontal do caminhão, onde o chassi é largo o suficiente para me permitir colocar o sensor em correspondência onde os ímãs na pista estão instalados. A contagem de voltas tem sido confiável até agora.
Eu posso abrir um buraco no chassi para melhorar a detecção, caso eu perceba voltas perdidas.
Você está se perguntando por que eu coloquei o chip tão longe do eixo dianteiro. Bem, a resposta está abaixo:
No corpo, há uma caixa vazia que representa o bloco do motor do caminhão real. Tem espaço suficiente para a antena, o capacitor e os dois soquetes para as luzes e o sensor hall. Eu só tive que remover duas vigas que conectam os dois lados do corpo onde o bloco é colado. Você pode ver melhor nesta outra foto
Eu também tive que remover um pouco de material em ambos os lados das paredes da carroceria para que o chip coubesse corretamente.
Então eu adicionei um buraco na parte inferior do chassi para o LED IR.
Aqui você pode ver melhor
Eu medi a distância entre o LED IR e a guia e é de 37 mm. Já testei na minha pista SSD e até agora não perdi nenhuma troca de faixa.
Em seguida, LUZES! Como eu disse, eu fiz outras chipagens dessas feras. Para o MAN, descobri que as placas de luz do scaley R8 se encaixam perfeitamente com as luzes dianteiras e traseiras deste caminhão. Então, peguei as placas de luz de um dos meus R8 e as conectei para luzes de freio em oXigen. Como as placas de luz scaley têm resistores e diodos, não há necessidade de adicionar o kit de luz. Eles podem ser conectados diretamente ao chip.
Aqui está uma visão da fiação das luzes dianteiras
E aqui você pode ver a placa de leitura (no canto esquerdo) e o conector de luz vindo através do corpo perto de onde o chip vai ficar.
É assim que fica quando tudo está fechado - pode ser mais apertado, mas até agora não posso reclamar.
Luzes acesas!
Frente:
E atrás:
Acho que esses caminhões ficam muito bons. O MAN é com certeza o mais difícil de chipar. O SISU e o Merc devem ser mais fáceis. O novo Buggyra também não deve ser um grande desafio. Não tenho tanta certeza sobre o antigo Buggyra.
De qualquer forma, esta pode ser uma boa classe para correr digitalmente. A DiSCA deveria realmente analisar a montagem de uma especificação para eles. ;-)
Espero que este tópico seja fixado de forma semelhante ao do subfórum SSD.
Para começar, vou começar com algo um pouco extravagante: um Fly MAN Truck!
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Eu tenho este e o Sisu da Branco. Eles foram afinados com motores NSR baby king, engrenagens slot.it e cubos e pneus traseiros NSR. Os caminhões estão comigo desde o final de junho, mas eu não tive muito tempo para brincar com eles, pois estava totalmente focado em preparar minhas inscrições para a série DiSCA Euro. Então fui para o exterior por um mês.
Este fim de semana, entre preparar meu kit BA F458 branco para pintura, tive um pouco de tempo livre para brincar com o MAN.
Eu amo o MAN, mas é o mais difícil de chipar porque o chassi é muito estreito e há espaço limitado entre o chassi e o resto da carroceria. Para ser honesto, este não é o primeiro que eu chipo. Já fiz um MAN e um SISU com chips SSD F1. Desta vez, eu queria tentar com um chip oXigen. Dois desafios principais: como encaixar o chip para que a antena ainda esteja em pé (ou, para falar a verdade, ainda presa ao chip, dado o espaço realmente limitado) e como instalar o sensor hall de forma que ele seja capaz de detectar os ímãs para a linha S/F e pitlane.
Há como eu consegui a instalação
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Como você pode ver, não há muito espaço. O chassi nem é largo o suficiente para conter a parte mais larga do chip. Então eu tive que aparar parte das bordas laterais. Você pode ver melhor na foto abaixo.
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O sensor Hall está posicionado na parte frontal do caminhão, onde o chassi é largo o suficiente para me permitir colocar o sensor em correspondência onde os ímãs na pista estão instalados. A contagem de voltas tem sido confiável até agora.
Eu posso abrir um buraco no chassi para melhorar a detecção, caso eu perceba voltas perdidas.
Você está se perguntando por que eu coloquei o chip tão longe do eixo dianteiro. Bem, a resposta está abaixo:
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No corpo, há uma caixa vazia que representa o bloco do motor do caminhão real. Tem espaço suficiente para a antena, o capacitor e os dois soquetes para as luzes e o sensor hall. Eu só tive que remover duas vigas que conectam os dois lados do corpo onde o bloco é colado. Você pode ver melhor nesta outra foto
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Eu também tive que remover um pouco de material em ambos os lados das paredes da carroceria para que o chip coubesse corretamente.
Então eu adicionei um buraco na parte inferior do chassi para o LED IR.
Aqui você pode ver melhor
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Eu medi a distância entre o LED IR e a guia e é de 37 mm. Já testei na minha pista SSD e até agora não perdi nenhuma troca de faixa.
Em seguida, LUZES! Como eu disse, eu fiz outras chipagens dessas feras. Para o MAN, descobri que as placas de luz do scaley R8 se encaixam perfeitamente com as luzes dianteiras e traseiras deste caminhão. Então, peguei as placas de luz de um dos meus R8 e as conectei para luzes de freio em oXigen. Como as placas de luz scaley têm resistores e diodos, não há necessidade de adicionar o kit de luz. Eles podem ser conectados diretamente ao chip.
Aqui está uma visão da fiação das luzes dianteiras
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E aqui você pode ver a placa de leitura (no canto esquerdo) e o conector de luz vindo através do corpo perto de onde o chip vai ficar.
É assim que fica quando tudo está fechado - pode ser mais apertado, mas até agora não posso reclamar.
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Luzes acesas!
Frente:
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E atrás:
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Acho que esses caminhões ficam muito bons. O MAN é com certeza o mais difícil de chipar. O SISU e o Merc devem ser mais fáceis. O novo Buggyra também não deve ser um grande desafio. Não tenho tanta certeza sobre o antigo Buggyra.
De qualquer forma, esta pode ser uma boa classe para correr digitalmente. A DiSCA deveria realmente analisar a montagem de uma especificação para eles. ;-)