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Base de dados oXigen Chipping

60K views 288 replies 31 participants last post by  GRUNZ  
#1 · (Edited by Moderator)
Ok, parece que é hora de iniciar um tópico onde postamos veículos com chip O2.
Espero que este tópico seja fixado de forma semelhante ao do subfórum SSD.

Para começar, vou começar com algo um pouco extravagante: um Fly MAN Truck!
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Eu tenho este e o Sisu da Branco. Eles foram afinados com motores NSR baby king, engrenagens slot.it e cubos e pneus traseiros NSR. Os caminhões estão comigo desde o final de junho, mas eu não tive muito tempo para brincar com eles, pois estava totalmente focado em preparar minhas inscrições para a série DiSCA Euro. Então fui para o exterior por um mês.

Este fim de semana, entre preparar meu kit BA F458 branco para pintura, tive um pouco de tempo livre para brincar com o MAN.
Eu amo o MAN, mas é o mais difícil de chipar porque o chassi é muito estreito e há espaço limitado entre o chassi e o resto da carroceria. Para ser honesto, este não é o primeiro que eu chipo. Já fiz um MAN e um SISU com chips SSD F1. Desta vez, eu queria tentar com um chip oXigen. Dois desafios principais: como encaixar o chip para que a antena ainda esteja em pé (ou, para falar a verdade, ainda presa ao chip, dado o espaço realmente limitado) e como instalar o sensor hall de forma que ele seja capaz de detectar os ímãs para a linha S/F e pitlane.

Há como eu consegui a instalação

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Como você pode ver, não há muito espaço. O chassi nem é largo o suficiente para conter a parte mais larga do chip. Então eu tive que aparar parte das bordas laterais. Você pode ver melhor na foto abaixo.

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O sensor Hall está posicionado na parte frontal do caminhão, onde o chassi é largo o suficiente para me permitir colocar o sensor em correspondência onde os ímãs na pista estão instalados. A contagem de voltas tem sido confiável até agora.
Eu posso abrir um buraco no chassi para melhorar a detecção, caso eu perceba voltas perdidas.

Você está se perguntando por que eu coloquei o chip tão longe do eixo dianteiro. Bem, a resposta está abaixo:

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No corpo, há uma caixa vazia que representa o bloco do motor do caminhão real. Tem espaço suficiente para a antena, o capacitor e os dois soquetes para as luzes e o sensor hall. Eu só tive que remover duas vigas que conectam os dois lados do corpo onde o bloco é colado. Você pode ver melhor nesta outra foto

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Eu também tive que remover um pouco de material em ambos os lados das paredes da carroceria para que o chip coubesse corretamente.
Então eu adicionei um buraco na parte inferior do chassi para o LED IR.
Aqui você pode ver melhor

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Eu medi a distância entre o LED IR e a guia e é de 37 mm. Já testei na minha pista SSD e até agora não perdi nenhuma troca de faixa.

Em seguida, LUZES! Como eu disse, eu fiz outras chipagens dessas feras. Para o MAN, descobri que as placas de luz do scaley R8 se encaixam perfeitamente com as luzes dianteiras e traseiras deste caminhão. Então, peguei as placas de luz de um dos meus R8 e as conectei para luzes de freio em oXigen. Como as placas de luz scaley têm resistores e diodos, não há necessidade de adicionar o kit de luz. Eles podem ser conectados diretamente ao chip.

Aqui está uma visão da fiação das luzes dianteiras

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E aqui você pode ver a placa de leitura (no canto esquerdo) e o conector de luz vindo através do corpo perto de onde o chip vai ficar.

É assim que fica quando tudo está fechado - pode ser mais apertado, mas até agora não posso reclamar.

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Luzes acesas!
Frente:
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E atrás:

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Acho que esses caminhões ficam muito bons. O MAN é com certeza o mais difícil de chipar. O SISU e o Merc devem ser mais fáceis. O novo Buggyra também não deve ser um grande desafio. Não tenho tanta certeza sobre o antigo Buggyra.
De qualquer forma, esta pode ser uma boa classe para correr digitalmente. A DiSCA deveria realmente analisar a montagem de uma especificação para eles. ;-)
 
#2 · (Edited by Moderator)
NSR R8
Aqui está um novo: um NSR R8 fora da caixa.
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Basicamente, procedimento de instalação para carro nsr.
Para fazer o chip ficar firme, removi com minha dremel o suporte do ímã no pod.
Você também pode ver o sensor Hall aqui. Para rodar em uma pista SSD "pura", você não precisa dele.
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O chip é posicionado de forma que o LED IR brilhe através do orifício no pod para prender o carro à base na caixa.
Para proteger as partes expostas do chip de objetos na pista que podem causar curto-circuito, você pode colocar um pouco de fita transparente onde o LED IR está.
Uma alternativa seria usar um LED IR em fios que você pode soldar facilmente nos pads do chip
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Para o sistema de iluminação, usei o da slot.it. Foi um pouco difícil para as luzes dianteiras serem colocadas de forma que não tocassem nas rodas dianteiras.
Também tive que abrir a tampa de plástico para deixar os LEDs brilharem.
Os traseiros foram muito mais fáceis de instalar. Observe também que estou usando o interior de lexan e não o original.
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Não sou especialista em instalar luzes... esta é minha primeira tentativa de colocá-las em uma carroceria que não deveria tê-las... No geral, acho que deu tudo certo.
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#3 ·
Slot.it Alfa 155 DTM #7 - O2

Esta é uma instalação oXigen no novo Alfa 155 DTM da Slot.it.
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A instalação do chip é bastante simples e há muito espaço para a antena e o sensor Hall.

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Para fixar o sensor Hall ao chassis, segui o método de Tamar, usando um pedaço de termorretrátil colado ao chassis. Para rotear melhor os fios rígidos do sensor Hall, adicionei outra peça em tandem.

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Certifique-se de cobrir o motor com fita isolante para evitar que as pernas do Ferriteman toquem na lata do motor, caso contrário, você fritará o chip. Aqui também uma foto de baixo do chassi para mostrar como o LED IR está posicionado. A substância branca que você vê atrás do LED IR é um pedaço de fita dupla face para manter o chip na posição.

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#4 · (Edited by Moderator)
Scalextric Bentley Continental com chassis impresso em 3D e configuração AW

Isso serve para preparar um Scaley Conti usando o chassis shapeway.

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A imagem abaixo dá uma visão geral da instalação do chip. Você também pode notar que estou usando as placas de luz fornecidas pela scalextric.
Usando alguns fios finos, conectei o vermelho + e - preto ao pino do farol no chip oXigen.

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Mais tarde, fiz algumas pequenas modificações para também ter luzes de freio quando o freio é pressionado (ou o acelerador é liberado).
Adicionei um resistor de 400 ohms entre a luz traseira positiva e a luz dianteira positiva vinda do chip.
No entanto, como o chip oXigen também possui um pino que emite energia quando o freio é liberado (o conectado no fio amarelo na foto), eu
soldei o fio amarelo após o resistor: então, quando o carro anda, as luzes traseiras recebem energia (como para as luzes dianteiras), mas a voltagem é reduzida pelo resistor;
quando os freios são acionados, toda a energia é fornecida pelo fio amarelo, ignorando o resistor.

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O chassis shapeway tem uma variante que aceita o chip SSD DPR. No meu caso, tive que fazer um furo na escotilha DPR para deixar o LED IR no chip brilhar.
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Por causa da configuração anglewinder, eu não pude usar o interior original da scaley. Então, eu consegui um feito por Munter (na verdade, ele me enviou 10:) e detalhado com alguns dos bits do interior da scaley.

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#6 · (Edited by Moderator)
Boa iniciativa Gio e um tema interessante para iniciar a base de dados O2 chipping. Também vou copiar e colar alguns dos meus carros neste tópico.
Quanto ao camião Man... a instalação parece boa, posso ter algumas preocupações com a altura do sensor hall acima da pista, até agora não relatou nenhuma volta perdida.
Na minha opinião, eu montaria o sensor hall mais baixo, cortaria um buraco no chassis e montaria o sensor hall com um pouco de termorretrátil na parte inferior do chassis.

Com os melhores cumprimentos
Tamar
 
#7 · (Edited by Moderator)
Instalação do chip O2 no chassis com um pod NSR
A instalação segue mais ou menos as mesmas linhas do que postei para o chassis Black Arrow F458. Aqui também, a posição mais adequada para o chip O201b1 é logo atrás da montagem da suspensão dianteira.
Se você não quiser usar um LED IR Lanechance separado em fios, basta aumentar o orifício na frente do pod para que o LED montado no chip brilhe.
Está um pouco fora da margem aconselhada pela Slot.it... mas vai funcionar. Não só para o chassis TA71S, mas também para o chassis Olifer3D para o BA F458 e, claro, para todos os pods NSR AW regulares.
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Para colocar o chip tão para a frente no pod, você tem que remover algum material da montagem da suspensão dianteira.
Cortei uma ranhura extra nas abas de retenção para poder girar a taça da suspensão e montá-la longitudinalmente.

Aqui está uma dica para fazer uma montagem de troca rápida para o seu sensor Hall. Pegue um pedaço de tubo termorretrátil grande o suficiente para caber no sensor Hall.
Encolha-o, mas não completamente 100% apertado, apenas o suficiente para que você precise aplicar um pouco de força para puxar o tubo termorretrátil novamente.
Use uma gota de cianoacrilato para colar o tubo termorretrátil no seu chassis... e deslize o sensor Hall de volta.
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Para colocar o chip baixo no chassis, você também precisará aparar as paredes do triângulo do pod e o suporte do ímã do pod.
Como com o pod Black Arrow, você tem a opção de montar o chip no chassis ou no pod.
Com o design triangular do pod NSR, você terá menos superfície para montar o chip no chassis e só poderá apoiá-lo na frente.
Aqui você pode usar os fios guia para aplicar um pouco de tensão na frente do chip para manter a parte traseira livre do pod.
Como com todos os chassis, certifique-se de que todos os fios que vão para o chip sejam flexíveis e colocados de forma a não interferir no movimento do pod/chassis.

Com os melhores cumprimentos
Tamar
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#8 ·
Instalação do chip O2 em um chassi BA F458 GT3
Uma carroceria leve e bem detalhada com um chassi totalmente ajustável, por seu desempenho o BA 458 GT3 conquistou uma boa reputação nas competições analógicas onde quer que tenha corrido.
No entanto, a arquitetura do motorpod totalmente suspenso é um pouco de obstáculo quando se trata de instalar um chip O201b1.
Há uma viga central que vai do motor ao ponto de suspensão dianteira... que fica exatamente na área onde você gostaria de colocar seu chip.

Instalação com um LED de mudança de faixa IR em fios de chumbo
Matt foi o primeiro a enfrentar esse problema e optou por montar o chip em cima da viga central do pod, logo atrás da montagem da suspensão dianteira.
Para obter o LED IR de mudança de faixa dentro da distância de 35 mm do guia (conforme recomendado pela Slot.it), ele montou um segundo LED IR via fios de chumbo.
Perfurando um buraco entre a montagem da carroceria dianteira e o poste da suspensão dianteira.
Como você pode ver na imagem abaixo à esquerda, Matt transformou isso em um pacote limpo e compacto com um mínimo de comprimento de fio.
No lado do motor do chip, Matt colocou um conector nos fios do motor para facilitar e simplificar a troca de chip/motor e/ou entre a execução analógica e digital.
nota para uma descrição mais detalhada de tal conector; verifique esta postagem

Richard seguiu o exemplo (veja a imagem abaixo à direita), mas ainda tem que aparar alguns fios.
Parece que ele manteve um bom pedaço das pernas do LED IR, bem isoladas com termorretrátil, devo admitir, pois o LED fica bem embaixo do eixo dianteiro (metal).
Mas as pernas e os fios são um pouco longos, o que pode dificultar o movimento do pod com o chip instalado.

nota: Slot.it tem um conjunto com um LED IR e fios (SP32), os guias Surechange também vendem LEDs IR.


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Imagem à esquerda cortesia de mtucker66, imagem à direita cortesia de southwestscorer

Altura do LED IR acima da pista
Se você usar um dos LEDs IR de 3 mm, a melhor prática é colar um pedaço redondo de plástico de 1 mm de espessura com um ø de 4 mm na parte superior do chassi.
Faça um furo de 3 mmø através do plástico e do chassi. Isso lhe dará mais material para montar seu LED IR.
Chanfre a parte inferior do furo para 4 mmø e monte o LED nivelado ou logo acima da parte inferior do chassi.
Perguntei a Maurizio uma vez qual seria a altura ideal acima da pista e ele não pôde me dar uma resposta exata.
O LED IR tem um feixe cônico, quanto mais baixo você for, mais estreito será o feixe, o que significa que menor será o tempo que o LED brilhará no sensor LC (menos tempo para transferência de dados).
Quanto mais alto você for, mais amplo será o feixe (mais tempo para transferência de dados), mas com o aumento da distância, a potência do feixe se tornará mais fraca.
Tentativa e erro mostram que é melhor manter seu LED IR mais alto do que o piso do chassi, porque arranhões na superfície do LED definitivamente perturbarão o feixe IR.

Instalação com o LED IR de mudança de faixa original (precisa ser testado)
Ter o LED LC em fios colocados bem dentro da faixa de 35 mm é a opção que garantirá as melhores mudanças de faixa, mas não é a única opção.
Você pode se contentar com o LED IR original no chip com apenas pequenas modificações no chassi F458.
Na imagem abaixo, montei o chip O2 exatamente na mesma posição que Matt (logo atrás da montagem da suspensão dianteira) e fiz um furo no chassi para o LED brilhar.
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A distância entre o LED e o guia é de 37 mm, apenas 2 mm fora da faixa recomendada.
Se você raspar 2 mm da aba de retenção da taça da suspensão, poderá mover o chip ainda mais para frente e estar no local.
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Para montar seu chip o mais baixo possível, você pode aumentar a ranhura na viga do pod para que o LED IR caiba dentro.
Você também pode reduzir a espessura da viga do pod para montar o chip ainda mais baixo, se você fizer isso, é melhor usar um pouco de epóxi para colar as duas metades da viga.
Monte o chip na parte superior com um pouco de fita de espuma dupla face e você recuperará a rigidez da viga.

Por último, mas não menos importante, se você adicionar um segundo LED IR, o do chip ainda funciona, então há uma 3ª opção... use a opção 1 e 2
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Ser ou não ser (Chip montado no pod ou no chassi)
A questão é, e esta não é uma questão digital, mas uma questão de configuração de chassi analógico pura e simples.
O chip O201b1 pesa ≠ 3,5 gr (dependendo dos fios que você usa), então a questão é se você quer esse peso no pod ou no chassi.
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Se você fosse escolher o peso no chassi, aqui está o que você poderia fazer. Monte dois pedaços de espuma/borracha/plástico em cada lado da viga do pod para apoiar o chip
Monte o chip na parte superior com um pouco de fita de espuma dupla face. Certifique-se de que haja espaço suficiente para o pod se mover livremente sob o chip.
Com seu chip agora fixado ao chassi, certifique-se de que os fios do motor sejam flexíveis o suficiente para não limitar o movimento do pod.
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nota: Todas as modificações descritas acima são cobertas pela regra 2.2 da DiSCA GT3: Modificações do chassi para auxiliar na instalação do chip digital e/ou kit de luz são permitidas


Espero que isso ajude na preparação do seu Black Arrow F458 GT3.

Atenciosamente,
Tamar
 
#11 · (Edited by Moderator)
Fly Truck SISU - Chip Tipo B1

Aqui está uma das instalações mais fáceis que você pode ter: um caminhão Fly SISU. Há tanto espaço nele que o chip parece tão solitário lá dentro!
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Abaixo você pode ver que os conectores da antena, capacitor e sensores de luz/hall não serão um problema com o restante da carroceria.
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O sensor hall também é muito fácil de instalar na distância de deslocamento correta. Neste caso, usei um pedaço de termorretrátil colado ao chassi.
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Fiz um furo no chassi para deixar o LED IR brilhar.
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Dado o espaço disponível, usei o kit de luzes Slot.it neste. Primeiro, modelei os LEDs vermelhos para caber na carroceria traseira do caminhão
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Então eu os instalei na parte de trás do caminhão e passei os fios pela carroceria.
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Abaixo você pode ver a instalação da placa de luz dentro da cabine e dos LEDs frontais.
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E aqui está como ele se parece com o conector de luz tendo fio suficiente para permitir que você remova a carroceria sem tirar o chip também!
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Trabalho feito!
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#12 ·
Fly Truck SISU - chip oXigen Tipo A

Recentemente, tive a oportunidade de adquirir 5 chips oXigen Tipo A.
Depois de ler a publicação de Gary sobre a instalação de um chip num Alpine LMP com um destes chips, pensei que eles poderiam ser uma boa opção para os camiões grandes.
Então, voltei ao meu Fedex SISU e troquei o chip.
Como pode ver na imagem abaixo, a instalação é bastante fácil. Há tanto espaço nestes camiões SISU que é realmente fácil instalar estes chips maiores.
Eles têm um capacitor maior e mais alto em comparação com o Tipo B1. Mas isso ainda não é um problema aqui.
Observe a instalação do sensor hall a 45 graus. O chip foi instalado aqui em uma posição para a frente. Isso se deve ao fato de o LED IR estar na parte traseira do chip (mais perto do motor).
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Aproveitei o furo para fixar o camião à base da caixa para deixar o LED IR brilhar. Eu apenas removi o material extra ao redor dele.
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Uma observação aqui sobre este chip Tipo A. Meus chips foram produzidos em 2012 e tinham a versão 1.2 como firmware. O que isso significa é que eles operam em uma frequência diferente e você não pode emparelhá-los com um controlador com um firmware versão 2.xx. Além disso, se você estiver usando um Dongle com a versão 2.xx, o BootLoader (BL) não poderá se conectar aos chips com a versão 1.xx
O que você precisa fazer é alterar o firmware do Dongle para 9.1.2, que foi projetado para atualizar uma versão de firmware 1.xx para 2.xx. Depois de alterar seu Dongle para a versão 9.1.2, você pode usar o BL para atualizar o firmware para a versão mais recente 2.13 para o tipo A. Eles não são tão fáceis quanto o tipo B1 para se conectar ao BL. Portanto, pode ser necessário tentar várias vezes. Por exemplo, no meu caso, tive que tentar 4 vezes antes que este chip pudesse se conectar ao BL.
Com estes chips, é importante que os fios de captação e a conexão às tranças sejam sólidos, caso contrário, pode perder a ligação com o controlador. No meu caso, tive que trocar os fios por fios mais grossos para permitir um melhor ajuste nas captações. Depois de fazer isso, a conexão entre o chip e o controlador tem sido muito confiável.
 
#13 ·
Fly Truck Buggyra - chip oXigen Tipo B1

E aqui está o meu favorito de todos os caminhões Fly: o Buggyra!
Eu consegui este na versão Kiwi do eBay por US$ 50. O caminhão precisava de um pouco de TLC para ser novamente utilizável em corridas.
Mas pelo preço que consegui, foi um bom negócio.
A primeira coisa que gosto de fazer em todos os meus caminhões de corrida é fixar o motor ao chassi. Agora, eu não gosto de cola e fita porque são bagunçados e não ajustáveis.
O que eu fiz aqui foi fazer duas mossas no suporte do motor e colocar parafusos de fixação M2 de 6 mm para fixar o motor nele.
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O Buggyra, de forma semelhante ao MAN, tem um chassi muito estreito e muitos detalhes no deck superior. Instalar o chip Tipo B1 aqui não é muito difícil. Mas eu vi alguns caras alemães instalarem um chip digital Carrera em um desses. Isso significa que, com um pouco de hacking, eu poderia até mesmo instalar um chip Tipo A.
De qualquer forma, como quero que isso seja feito rapidamente, decidi optar pelo Tipo B1. A ideia é que a antena, o capacitor e os conectores devem acabar sob o bloco do motor do deck superior.
Aqui está uma foto de teste do tipo um em sua posição quase final.
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A ideia é que o bloco do motor seja oco e deve ter espaço suficiente para acomodar as partes altas do chip.
Na imagem abaixo, você pode ver como o chip se encaixará sob o deck superior.
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Comecei cortando algumas das nervuras no chassi. Mas, em vez de torná-las completamente planas, eu apenas removo cerca de 2 mm de material na área onde o chip ficará.
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Em seguida, fixei o chip com bluetack no chassi e coloquei os conectores do sensor hall e da luz para ter uma ideia melhor de quanto material remover do deck superior.
Comecei removendo um pouco da estrutura onde o bloco do motor fica.
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No final, removi quase toda a base onde o motor do modelo está preso.
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Na imagem acima, você deve ser capaz de ver que removi um pouco de material da parede lateral do deck superior: isso para facilitar a saída dos fios do sensor hall.
Com a imagem abaixo, você deve entender melhor o que quero dizer. Basicamente, decidi colocar o sensor hall sob o chassi, inserindo-o em um pedaço de termorretrátil.
Você também pode ver onde coloquei o furo para o LED IR.
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Aqui está uma foto do chassi com o chip totalmente conectado.
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E finalmente algumas fotos com a carroceria.
Lado esquerdo:
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Lado direito:
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Frente:
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Embora eu tenha removido um pouco de material para acomodar o chip, nada é visível do lado de fora. Na imagem acima, você deve ser capaz de identificar a antena saindo atrás do radiador entre os coletores.
Aqui está outra foto com a cabine ligada.
Não sobrou muita coisa para ser vista:
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Em seguida, instalarei as luzes e atualizarei esta postagem (talvez com a ajuda dos mods).
Já estou trabalhando em um caminhão Merc onde estou instalando um chip Tipo A. Mais por vir!
 
#14 · (Edited by Moderator)
Slot.it Lola/Aston Martin LMP1 Chipping & Lights
Com o próximo evento Mega Monza em mente, pensei que seria um bom momento para postar este relatório de instalação de Chip & luzes para o Slot.it Lola Aston Martin LMP1.

Peguei emprestadas as imagens e parte do texto da excelente postagem de Tom van Leekwyck em SFI

Esta Lola foi a primeira vez que ele colocou um chip em um carro, a maior parte da informação sobre como fazê-lo ele encontrou no SFI e nos tutoriais no site DiSCA.

É um bom exemplo de uma instalação simples e limpa, que ele então aplicou a todo o carro.

E com bom resultado, os estreantes digitais Tom e sua equipe podem ter sido, mas isso não os impediu de vencer o primeiro evento digital em que participaram: As 6 horas de resistência de Suzuka realizadas em 28 de janeiro em Best (NL)

IMG_2338_zps2xxhq985.jpg


Como você pode ver na imagem acima, Tom conseguiu manter todos os fios indo e vindo do chip o mais curtos possível, com o máximo de separação possível para manter a interferência eletromagnética mínima. Ele usou os fios do chip original, mas adicionou um conector de placa PCB nos cabos do motor para uma troca rápida do motor. É um recurso legal que eu usei muitas vezes, mas não é realmente necessário para a execução Digital.
O conector tem uma vantagem se você precisar testar o carro em uma pista analógica. Com o conector, você pode deixar o motor no chassi e apenas remover o chip, ou ignorar o chip com um segundo conjunto de fios com um conector que alimenta o motor diretamente do guia.

(mas remova a conexão do chip para o guia)

Recomendável, mas não muito visível nesta imagem, é montar o chip no chassi com um pouco de fita de espuma dupla face flexível.

(se você olhar de perto, pode ver uma pequena parte branca dela logo abaixo do chip O2) Por mais resistente que o chip O2 possa ser, há muita vibração em um chassi de slotcar correndo em alta velocidade... em uma pista Ninco. Qualquer coisa para amortecer essas vibrações será útil para manter seu chip seguro e em bom estado, mesmo em uma colisão forte.

O que você pode ver é como Tom usou o termorretrátil para isolar todas as conexões e conectores para evitar um possível curto-circuito.

O termorretrátil também pode ser usado para montar o sensor Hall no chassi. Basta não esquecer de montar o lado chanfrado do sensor Hall para baixo.

IMG_0013_zps6ek8u8rp.jpg


Há uma coisa que Tom não havia feito quando tirou essas fotos, que é adicionar um pouco de suporte à base da antena do chip.

Como a antena é soldada na parte inferior do chip (Fig. 1), a manga da antena pode subir ao dobrar (Fig. 2)

Então eu sempre adiciono uma gota de cola 2K ou cola quente ao redor da base da antena para dar um pouco de suporte (Fig. 3)

Uma maneira ainda melhor é adicionar um pedaço extra de termorretrátil ao redor da base antes de adicionar a cola. Uma borrifada de tinta de cor clara na ponta da antena o ajudará a guiá-la pelo orifício no corpo ou no interior, caso você faça um para manter a antena o mais reta possível (Fig. 4)

Chip-antenna-bracing.png


Luzes
Tom instalou um kit de luzes da Zmachine porque queria luzes de freio e chamas de escape. Ele usou o conjunto Z-machine #161BQ e o conectou aos fios do motor para fazê-lo funcionar.

Se você usar o kit de luzes Slot.it Sp16 ou Sp 16c, você terá luzes de freio, apenas sem chamas de escape, mas você pode usar o conector e montá-lo diretamente no soquete central do chip O201b1.

Independentemente do conjunto de luzes que você usar, para a fiação no corpo é a mesma regra que para o chassi, mantenha-os curtos e coloque-os no corpo para que não interfiram em nenhuma parte do chassi. Como você pode ver, Tom fez isso muito bem.

IMG_0014_zpsrb03qz5z.jpg


Quanto ao corpo, Tom precisou ajustar o interior, pois sua loja não tinha interior de lexan disponível para este carro.
Ele teve que abrir espaço para a suspensão dianteira do motor e o Chip Oxigen.
Então ele começou a cortar material debaixo do painel, o suficiente para que o motorista ainda tenha um torso e 2 braços, e o substituiu por um pouco de lexan.
Para dar um toque pessoal, ele deu ao motorista um tubo de bebida e telecomunicações.

IMG_2357_zpsvobvavbz.jpg


Então, quando você seguir este guia, seu AMR Lola pode parecer tão limpo quanto este, bem configurado, sem ligação entre a carroceria e o chassi, pronto para acelerar.

IMG_0012_zpsafs9ctje.jpg


Com os melhores cumprimentos
Tamar

p.s: Algumas das modificações que Tom fez em seu chassi (removendo material do chassi/motorpod para diminuir o peso e montando a suspensão na frente do pod) não são compatíveis com as regras técnicas da classe Slot.it LMP para o evento Mega Monza.

imagens © Tom van Leekwyck
 
#15 · (Edited by Moderator)
Scalextric Audi R8 - O2 Chip

Aqui está um chipping agradável e simples ......... sinta-se à vontade para clicar em uma imagem para vê-la em um formato maior ........
lmfao.gif


View media item 123362Um R8 padrão ....

View media item 123354A única modificação foi o LED em fios ....

View media item 123346O chip foi reorientado em 90° para que coubesse no espaço normalmente ocupado por um chip DPR .........

View media item 123338
Isso mostra o tipo padrão robusto de LED que não precisa de fita adesiva para protegê-lo.

Eu também chipi mais 6x Audis e mais 7x Aston Martin DBR9s com este método; Eu acho que mais 14 conjuntos de fotos idênticas não serviriam para muita coisa ....
wink.png
 
#19 ·
Estes carros são para uma pista BLST e os ímãs são montados à esquerda, então o HES tem que ir para onde tem que ir .......... ;)

sml_gallery_11296_4178_13394.jpg


O chip foi reorientado em 90° para que coubesse no espaço normalmente ocupado por um chip DPR .........

Bom trabalho, Greg, mas montar o sensor Hall no lado direito não teria sido melhor aqui? Isso teria mantido os fios do sensor Hall totalmente livres dos fios do motor.

Com os melhores cumprimentos
Tamar
 
#21 ·
Olá Greg,

Nunca instalei LEDs Scalextric. Literalmente entrei de cabeça com o Oxigen.

Suponho que praticamente qualquer LED receptor IR deva servir? Vou pesquisar isso no Google de qualquer maneira.

A única razão pela qual perguntei é que vou começar uma reconstrução em breve e não há como encaixar o chip diretamente na placa do chassi.

Saudações

-s
 
#22 ·
Você precisa de emissores, não de receptores: Se você procurar por Emissores IR de 3 mm, deverá encontrá-los.

Se você estiver no Reino Unido, entre em contato com MR Modifier. Eu consegui o meu com ele... de certa forma.
 
#23 · (Edited by Moderator)
Os LEDs são emissores e quase todos iguais a cerca de 940nm .........
wink.png


Como é comum com as minhas publicações de fotos hoje em dia; as fotos são publicadas com um clique extra ........

Mudando, esqueci-me de mostrar como liguei as luzes nos carros Scalextric
que as tinham ........... sempre divertido ter as luzes acesas .....
smile.png


View media item 123386
Isto mostra como romper a manga de isolamento para que outro fio possa ser
ligado, pois você precisa de dois fios terra .....

View media item 123378
Os fios já foram ligados e soldados, resta apenas deslizar a
manga retrátil sobre a junta e encolhê-la .....

View media item 123370
Isto mostra como está ligado na PCB O2, observe que o fio red está no right.
Vermelho é +ve, verde é -ve para os faróis. Amarelo é +ve, preto é -ve para as luzes de freio .........

Tudo o que resta fazer é remover os fios das PCBs de iluminação e reconectar os
novos fios como detalhado acima .............
 
#25 ·
Olá a todos,

Alguém instalou (tenho a certeza que sim) o chip O2 b1 no Mclaren F1 GT-R.

A única maneira óbvia para mim envolve hackear o cockpit, se alguém souber uma maneira de evitar isso e quiser compartilhar, seria apreciado.

Caso contrário, acho que é esperar pelo tipo C.

Dave
 
#26 ·
Os Corvettes Kessel Run NSR.
Chipping para o evento de seis horas "spa" de Rockingham.
Como você pode ver na imagem abaixo, pegamos muito chumbo das "informações de montagem NSR" da postagem de Tamar acima.
(Muito obrigado Tamar)
Eu estava um pouco preocupado com o material que removemos do pod para encaixar o chip, mas o pod permaneceu intacto durante toda a duração e não apresentou nenhum dano.
Montamos o chip o201b no pod (não no chassi) para que houvesse mais área de contato "superfície a superfície" para a fita dupla face.
Estávamos tendo problemas com alguns dos trocadores de faixa no final do evento. (Mais irritante, aqueles mais próximos do pit lane) e a desmontagem pós-corrida revelou que a janela de LED estava coberta de detritos dos pneus slot it n18 (assim como todos os outros cantos e fendas do carro) Isso foi exacerbado pelo nosso uso de fita transparente sob o chip para criar uma janela para proteger o LED da sujeira na pista. O lado pegajoso (interno) da fita capturou detritos de pneus e os manteve no lugar sob o LED. 😫
Estamos planejando tornar a janela de LED menos acessível à sujeira e detritos E garantir que o interior da janela não seja "pegajoso".
Optamos por usar o conjunto de luzes ZMachine (frentes duplas âmbar, luzes de freio e flare de exaustão) e a unidade em si funcionou sem problemas. Nossos problemas "relacionados à luz" foram causados por minhas más escolhas de engenharia. O principal problema com as luzes (que nos custou aproximadamente 25 voltas) foi uma falha no conector "+" soldado do motor para as luzes e minha falha em pré-aquecer o ferro de solda para consertá-lo. 😟🔫
 

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